Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

RCAST.NET
Fale conosco via Whatsapp: +558899937-8797

Acabou em pizza: população se farta após Câmara rejeitar denúncia contra prefeito sumido há 8 meses

Prefeito foi visto em público pela última vez no dia 12 de janeiro de 2023.

Moradores de Limoeiro do Norte, no interior do Ceará, comeram pizzas na Câmara de Vereadores do município como forma de protesto contra a votação que rejeitou a denúncia contra o prefeito José Maria Lucena (PSB), que não é visto na cidade há oito meses.

A decisão ocorreu durante a sessão legislativa desta quinta-feira (21). Por nove votos contra, quatro a favor e uma abstenção, a Câmara rejeitou o pedido de investigação acerca do sumiço do Dr. Zé Maria, como o prefeito é conhecido na cidade.

Após a sessão, moradores dividiram pizzas na entrada da Casa Legislativa, em alusão à expressão “acabou em pizza”, que diz respeito à impunidade na política brasileira.

A denúncia foi apresentada pelo vereador Cabo Rubem (PL). Ele aponta que a ausência de José Maria Lucena viola a Lei Orgânica do município, que é uma espécie de “Constituição” da cidade. De acordo com a lei, o prefeito não pode se ausentar do município por mais de 15 dias sem permissão da Câmara dos Vereadores, sob pena de perda do mandato.

Moradores e oposicionistas comeram pizza na Câmara de Vereadores de Limoeiro do Norte como forma de protesto — Foto: Reprodução

Moradores e oposicionistas comeram pizza na Câmara de Vereadores de Limoeiro do Norte como forma de protesto — Foto: Reprodução

Cabo Rubem afirmou ao g1 não ter organizado a distribuição de pizzas. O parlamentar afirmou que soube de um acordo político firmado no dia anterior que garantiria que a denúncia não fosse aprovada, e avisou de antemão à população, que então preparou o protesto bem-humorado.

Veja como foi a votação dos vereadores:

  • Abstenção: Valdir Suburbão (PSB).
  • A favor da denúncia: Márcio Michel (PT), George Vieira (PDT), Sérgio Murilo (PL)* e Lívia Maia (PL).
  • Contra a denúncia: Flauber Lima (PSB), Ângela (PSB), Heraldo Holanda (PSB), Domingos Bezerra (PSB), Francisco Diógenes (PSB), Sargento Arimatea (PV), Zé Neto (PSB), Valdemir Bessa (PV) e Professor Hélio Bastos (PSD).
    *: Sérgio Murilo é suplente de Cabo Rubem, que se licenciou para que Murilo pudesse votar, uma vez que Rubem seria impedido de votar por ter sido o autor da denúncia

Para que a denúncia fosse aceita e fosse aberto um processo que poderia levar a cassação do prefeito, eram necessários oito votos, entre os 15 vereadores. Com o placar desta quinta-feira, a denúncia será arquivada.

Em junho, a Câmara já havia arquivado uma série de documentos enviados pelo Ministério Público acerca da investigação sobre o sumiço do prefeito.

g1 entrou em contato com o presidente da Câmara de Vereadores, o vereador Darlyson de Lima Mendes, mais conhecido como Paxá, para obter um posicionamento sobre a situação do município e a votação, mas não obteve resposta.

Tratamento de saúde

Registro da última aparição pública de Lucena, disponibilizado no site da prefeitura de Limoeiro do Norte — Foto: Reprodução

Registro da última aparição pública de Lucena, disponibilizado no site da prefeitura de Limoeiro do Norte — Foto: Reprodução

A última vez que o prefeito Dr. Zé Maria foi visto em público foi no dia 12 de janeiro de 2023. A ausência levou o Ministério Público a abrir um processo administrativo para investigar o caso e entender por que o prefeito não se afastou oficialmente e quem está governando a cidade no período.

Segundo assessores e advogados de Lucena, o prefeito, de 78 anos, está realizando tratamento de hemodiálise em Fortaleza três vezes por semana, para combater problemas renais.

Apesar disso, o gestor não solicitou licença médica, mas seus assessores garantem que Lucena está cumprindo plenamente suas funções de chefe do Executivo do município de 55 mil habitantes, um polo regional do Vale do Jaguaribe.

Há relatos de que Lucena está há meses internado e os únicos com acesso a ele são os secretários municipais, que para despachar com o prefeito vão a Fortaleza. Os vereadores de Limoeiro do Norte chegaram a protocolar na Câmara pedidos oficiais para reuniões com Lucena, mas não tiveram resposta.

Segundo apuração do g1, a resistência de Lucena em pedir afastamento vem porque, neste caso, assumiria sua vice-prefeita, Dilmara Amaral (PDT), com quem o prefeito é rompido politicamente.

Por g1 CE

Deixe seu comentário:

Banner Rotativo

ÚLTIMAS DE IPU E REGIÃO

MB SRTEAM

RÁDIOSNET