Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

RCAST.NET
Fale conosco via Whatsapp: +558899937-8797

A um dia do fim do prazo, Receita Federal recebeu mais de 800 mil declarações de imposto de renda no Ceará

Até esta quarta-feira (31) devem ser entregues entre 876 mil a 899 mil declarações no estado. Prazo para a entrega se encerra às 23h59min59s de 31 de maio, horário de Brasília.

Imposto de Renda 2023: prazo para declaração vai de 15 de março a 31 de maio. — Foto: Marcos Serra/ g1

Imposto de Renda 2023: prazo para declaração vai de 15 de março a 31 de maio. — Foto: Marcos Serra/ g1

Até às 9h30 desta segunda-feira (30), a Receita Federal registrou, a entrega de um total de 802 mil declarações do Imposto de Renda 2023, no Ceará. De acordo com a Receita, estima-se que até o fim do prazo sejam entregues entre 876 mil a 899 mil declarações de contribuintes que declaram residência no estado. O total de declarações enviadas corresponde o esperado pelo órgão no estado.

No país, 35.182.047 declarações foram entregues. O total de declarações corresponde a uma significativa parcela dos 39,5 milhões de contribuintes esperados para este ano.

Segundo a Receita, no entanto, ainda há uma parcela considerável de pessoas que precisam entregar sua declaração. Aqueles que não entregarem a declaração dentro do prazo estarão sujeitos a multas e penalidades.

A Receita Federal reforça o alerta aos contribuintes para não perderem a data final (31), pois é cobrada multa daqueles que são obrigados a entregar a declaração e não o fazem dentro do prazo. A multa corresponde a 1% ao mês sobre o valor do imposto de renda devido, com limite de 20% do valor total do imposto de renda. O valor mínimo da multa é de R$ 165,74.

Uma dica da Receita Federal para reduzir o risco de erros é utilizar a declaração pré-preenchida. Mesmo assim, todas as informações devem ser checadas e validadas pelo contribuinte antes do envio da declaração à Receita Federal.

Abertura do 1º lote de restituição

A Receita Federal já abriu a consulta ao 1º lote de restituição do Imposto de Renda 2023. Os pagamentos serão feitos a partir de 31 de maio. Segundo o órgão, o crédito contemplará mais de 4 milhões de contribuintes e somam cerca de R$ 7,5 bilhões em pagamentos — o maior valor já pago pelo Fisco em um lote de restituição na história.

Ainda de acordo com a Receita, todo o valor será destinado a contribuintes que têm prioridade no recebimento. Ao total, são:

Os pagamentos das restituições do IR 2023 serão feitos em cinco lotes, segundo informações da Receita. O prazo para entrega das declarações começou no dia 15 de março.

Veja as datas dos pagamentos:

  • 1º lote: 31 de maio
  • 2º lote: 30 de junho
  • 3º lote: 31 de julho
  • 4º lote: 31 de agosto
  • 5º lote: 29 de setembro

    Como fazer a consulta?

    Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet e clicar na opção “Meu Imposto de Renda”. Em seguida, basta clicar em “Consultar a Restituição”.

    A Receita Federal lembrou que disponibiliza, também, aplicativo para tablets e smartphones que permite consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

    Malha fina

    Ao realizar a consulta, o contribuinte também poderá saber se há alguma pendência em sua declaração que impeça o pagamento da restituição, ou seja, se ele caiu na chamada “malha fina”.

    Para saber se está na malha fina, os contribuintes também podem acessar o “extrato” do Imposto de Renda no site da Receita Federal no chamado e-CAC (Centro Virtual de Atendimento).

    Para acessar o extrato do IR, é necessário utilizar o código de acesso gerado na própria página da Receita Federal ou certificado digital emitido por autoridade habilitada.

    As restituições de declarações que apresentam inconsistência (em situação de malha) são liberadas apenas depois de corrigidas pelo cidadão, ou após o contribuinte apresentar comprovação de que sua declaração está correta.

    o Ceará no g1

Deixe seu comentário:

Banner Rotativo

ÚLTIMAS DE IPU E REGIÃO

MB SRTEAM

RÁDIOSNET