Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

RCAST.NET
Fale conosco via Whatsapp: +558899937-8797

149 detentos são levados a delegacia após rebelião em presídio na Grande Fortaleza

Nove internos tiveram ferimentos leves durante o motim na Unidade Prisional Agente Elias Alves da Silva (UP-IV), em Itaitinga. Juízes da 2ª Vara de Execuções Penais vão pedir imagens das câmeras de monitoramento instaladas nos uniformes dos agentes penitenciários serão utilizadas para investigar o caso.

Juízes visitaram unidade nesta quarta-feira (27). — Foto: Kid Júnior/Sistema Verdes Mares (SVM)

Juízes visitaram unidade nesta quarta-feira (27). — Foto: Kid Júnior/Sistema Verdes Mares (SVM)

149 presos foram levados a delegacia e nove ficaram feridos durante rebelião em presídio na Grande Fortaleza. As informações são da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), após rebelião na Unidade Prisional Agente Elias Alves da Silva (UP-IV), a antiga CPPL IV, localizada em Itaitinga.

Imagens das câmeras de monitoramento instaladas nos uniformes dos agentes penitenciários serão utilizadas para elucidar o caso, conforme os juízes da 2ª Vara de Execuções Penais (VEP), que visitaram a unidade na tarde desta quarta-feira (27) para uma vistoria.

Luciana Teixeira, titular da Vara, disse que ouviu de internos que o motim teria sido para protestar por causa do retorno do diretor do presídio.

Conforme o g1 havia noticiado, o vice-diretor, o chefe de segurança e disciplina, o gerente administrativo da unidade e um policial penal foram citados em diversos depoimentos como responsáveis por atos de tortura. Eles estavam afastados desde junho após denúncias de violência e maus-tratos contra internos. O diretor voltou para a gestão da unidade após o último domingo (24).

LEIA TAMBÉM:

Ao saberem do retorno do diretor, os internos bateram em grades e jogaram água sanitária em três policiais.

A SAP disse ainda, em nota, que os 149 encaminhados para a delegacia são presos faccionados e agrediram policiais penais da Unidade UP Itaitinga 4. Os nove que foram ao hospital tiveram ferimentos leves. A polícia penal se defendeu e precisou utilizar o uso medido da força, afirma.

“Por fim, a SAP reitera que não cederá espaço para as ações criminosas das facções, manterá as unidades do Estado seguras e seguirá no forte trabalho de ressocialização da população privada de liberdade, bem como o investimento e valorização da honrada polícia penal do Ceará”, completa a nota.

Internos estariam protestando contra retorno de diretos investigado por tortura. — Foto: Kid Júnior/ Sistema Verdes Mares (SVM)

Internos estariam protestando contra retorno de diretos investigado por tortura. — Foto: Kid Júnior/ Sistema Verdes Mares (SVM)

Vistoria

Apesar da visita ter acontecido após os tumultos, os juízes afirmaram que a vistoria faz parte de uma rotina e que é feita mensalmente. Mesmo assim, Luciana disse que o cenário observado é diferente do que haviam visto nas últimas inspeções.

“Nossa posição enquanto poder judiciário é buscar esclarecer, apurar dentro do nosso limite de competência e adotar algumas medidas. O que nós ouvimos é que estava havendo novamente esses relatos (de maus tratos) e verificamos algumas pessoas com marcas de tiro de borracha, mas ainda não se sabe porque esses tiros foram disparados. Ouvimos a versão do interno. Precisamos saber, claro, porque o policial precisou atirar, se foi dentro do limite’, disse a juíza Luciana Teixeira.

Conforme a titular, mesmo com as denúncias de torturas e após o prazo de afastamento da gestão da unidade, nenhuma instituição ‘provocou a Corregedoria de Presídios para que reanalisasse, visse a possibilidade de uma prorrogação desse prazo’. “Por último, o secretário (Mauro Albuquerque) optou por ele (o diretor investigado) retornar para a direção desta unidade”, apontou Teixeira.

Na vistoria, foram recolhidos também armas artesanais e outros artefatos perigosos.

Objetos perigosos foram apreendidos. — Foto: Kid Júnior/Sistema Verdes Mares (SVM)

Objetos perigosos foram apreendidos. — Foto: Kid Júnior/Sistema Verdes Mares (SVM)

CEARÁ CearáG1 CE 

Deixe seu comentário:

Banner Rotativo

ÚLTIMAS DE IPU E REGIÃO

MB SRTEAM

RÁDIOSNET