Facções e extorsões: mais de 10 já foram presos por ameaças contra campanhas eleitorais no Ceará
Em alguns casos, facção impõe taxas de milhares de reais para permitir realização de campanhas. Em outros, os criminosos proíbem a entrada de políticos e apoiadores em determinadas áreas.
Três homens são presos por ameaças e extorsões durante campanha eleitoral em Itapajé, no interior do Ceará. — Foto: Polícia Civil/ Divulgação.
Em mais uma ação relacionada a ameaças e extorsões de facções nas eleições de 2026 no Ceará, três homens foram presos na sexta-feira (28) em Itapajé, pequeno município de cerca de 49 mil habitantes. Eles são suspeitos de tentar intervir nas manifestações eleitorais da cidade e extorquir dinheiro de candidatos e apoiadores.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Ceará (SSPDS), chega a 13 o total de pessoas detidas desde o início do período eleitoral, em 16 de agosto, por tentativa de interferir no pleito no Ceará, sob ordens de facção.
Nos últimos dias, houve prisões relacionadas a criminosos tentando interferir nas eleições de três municípios: Maranguape, Forquilha e Itapajé. Outras prisões foram realizadas nos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo, relacionadas às ameaças feitas no Ceará.
De modo geral, os membros da facção criminosa usam de artifícios principalmente tecnológicos, como redes sociais e ligações telefônicas, para fazer ameaças, coagir pessoas e cobrar taxas exorbitantes. Em alguns casos, facção impõe taxas de milhares de reais para permitir realização de campanhas. Em outros, os criminosos proíbem a entrada de político em determinadas áreas.
Nos diferentes casos, a Secretaria de Segurança Pública destacou que, graças a dados de inteligência, as forças de segurança do Ceará já realizaram 13 capturas de “suspeitos de integrar organizações criminosas com tentativa de atuação no contexto eleitoral de 2026”.
A apuração de crimes dessa natureza é conduzida pelo Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), por meio das Delegacias de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) Norte e Sul.
Série de prisões
Em Maranguape, na região metropolitana de Fortaleza, Ricardo Vasconcelos da Cruz, de 19 anos, foi preso, nesta quarta-feira (26), suspeito de ameaçar candidatos, com o objetivo de impedir campanhas eleitorais.
As ameaças foram feitas por meio de publicações em redes sociais, popularmente conhecidas como “salves”, que servem como uma espécie de informativo do grupo criminoso. Ele passou por audiência de custódia e ficou preso.
“A postagem trazia elementos visuais e linguagem corporativa diretamente alusivos à facção criminosa Comando Vermelho – CV (gesto número ‘2’, emoji de bandeira vermelha e jargão ‘diretoria’), ordenando a cessão compulsória do debate eleitoral sob explícita ameaça à vida e integridade física de correligionários e cidadãos locais”, reforçou o juiz.
Em Forquilha, no dia 20 de agosto, dois homens foram presos suspeitos de ameaçar e tentar extorquir agentes políticos de Forquilha. Os capturados têm 19 e 28 anos e foram identificados como Gean Barboza Fontenele e Francisco Werlysson Feijão Silva, o “Ratin”. As ameaças foram feitas a pessoas ligadas ao prefeito do município, Edinardo Rodrigues Filho (PSB).
Os homens, apontados como membros do Comando Vermelho, cobraram R$ 200 mil para que candidatos a deputado — aliados ao prefeito — pudessem fazer campanha na cidade. No dia 26, a polícia prendeu, em São Paulo, um homem de 21 anos, membro do Comando Vermelho, suspeito de envolvimento nas práticas de ameaça e extorsão contra candidatos em Forquilha.
No dia 27, a Delegacia de Forquilha deflagrou uma operação para prender envolvidos no esquema no Rio de Janeiro. Um dos presos foi José Álisson Vitorino da Costa, capturado no bairro Leblon. Nesta sexta-feira (28), uma mulher, de 19 anos, foi presa na cidade de Forquilha. A identidade dela não foi repassada. No entanto, o motivo da prisão dela foi o mesmo dos outros dois suspeitos.
Os presos têm 21, 23 e 26 anos. O mais velho teria publicado as ameaças em um perfil criado nas redes sociais especificamente com essa finalidade, enquanto o mais novo já respondia pelos crimes de tráfico ilícito de drogas e porte ilegal de arma de fogo.
Um dos chefes é Johnathan Amaro Cabral, conhecido como “Bodó”, um dos criminosos mais procurados do Ceará. Ele é apontado como mandante de ameaças a candidatos em Maranguape, na região metropolitana de Fortaleza.
O outro chefe do Comando Vermelho é Manoel Valberci Rocha Nascimento, conhecido como “Berci”, que estaria foragido na Favela da Rocinha. Ele seria o mentor de ameaças ao prefeito de Forquilha, na região norte do estado — onde a facção cobrou R$ 200 mil para “permitir” a campanha eleitoral.
Johnathan Amaro Cabral, conhecido como “Bodó”, chefe do CV, e Ricardo Vasconcelos da Cruz, preso em Maranguape (CE). — Foto: SSPDS/Polícia Civil/Reprodução
O inquérito policial foi aberto em 2024 e coletou depoimentos e evidências da influência da facção nas eleições municipais daquele ano. Já em 2026, houve o cancelamento de eventos e reuniões de políticos por ordem da facção.
A operação teve o objetivo de cumprir 14 mandados de prisão preventiva, 25 mandados de busca e apreensão e 5 medidas de afastamento cautelar de cargos públicos. Sete suspeitos foram presos e os outros sete alvos de mandados de prisão não foram capturados — a Polícia apontou que eles estavam foragidos no Rio de Janeiro.
No dia 16 de agosto, início oficial da campanha eleitoral, um “salve” da facção foi compartilhado com moradores de Santana do Acaraú, também na região norte do Ceará, proibindo que carros de som (conhecidos como “paredões”) fossem usados para campanha “pra qualquer político que for”.
Na mensagem da facção, proprietários dos paredões eram orientados a procurar “a diretoria” da facção. A mensagem dizia que as pessoas que desobedecessem à ordem iriam “perder o som” ou “até ter problemas maiores”.
Em nota, a SSPDS informou que equipes da Polícia Militar e da Polícia Civil realizaram diligências no intuito de capturar suspeitos de participação em uma situação de ameaça, no município de Santana do Acaraú. O g1 apurou também que o caso chegou ao conhecimento do Ministério Público.
Uma moto Biz foi levada na madrugada desta terça-feira (17/02) na rua Padre Corrêa, centro da cidade de Ipu-CE, região Noroeste do estado. O veículo estava estacionado defronte a loja Mega 20. Confira as... Leia mais
Durante os quatro dias do carnaval secular, a Comunidade Cristo Rei recebia no Ginásio Coberto Abdoral Timbó recebia católicos que opcionalmente quiseram viver um carnaval diferente no 32º Despertar com... Leia mais
Uma mulher assaltou na manhã desta terça-feira (17/02), por volta dás 10h15 um comércio no centro da cidade de Ipu-CE. A mulher se utilizava de uma arma branca (objeto cortante) e estava sendo acompanhada por... Leia mais