
Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

A retirada dos fotossensores das rodovias federais que cortam o Ceará tem chamado a atenção nos últimos dias, principalmente após a divulgação de um vídeo feito em Horizonte, na região metropolitana de Fortaleza, que mostra a remoção dos equipamentos.
Segundo o Denit, órgão responsável pela operação, a retirada ocorre devido à troca de contrato para a prestação do serviço. Por isso, os equipamentos estão sendo removidos das BRs que passam pelo estado.
No Parque Santa Maria, em Fortaleza, ainda é possível ver os fotossensores instalados, tanto no sentido de saída da capital em direção à região metropolitana quanto no sentido contrário.
Há pelo menos quatro equipamentos nesse trecho, incluindo a entrada da Messejana, onde também há fiscalização de velocidade. Em nota, o Denit informou que o estado passa por um período de transição contratual, com a contratação de uma nova empresa, cujo contrato começou a vigorar em novembro deste ano. A substituição dos equipamentos está sendo feita de forma gradual.
O Denit ressalta que, mesmo nos locais onde os fotossensores ainda não foram reinstalados, é obrigatório respeitar as regras de trânsito, especialmente o limite de velocidade. Durante o período de transição, a empresa responsável fará a instalação, aferição e calibração dos novos equipamentos.
As instalações ocorrem de forma escalonada, e a previsão é que a operação dos fotossensores também seja retomada gradualmente. No Parque Santa Maria, os equipamentos permanecem instalados, e a mesma situação foi observada em outros trechos da BR-116 em Fortaleza. Já na região metropolitana, a troca dos equipamentos está em andamento, mas ainda não chegou à capital.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/3/S/oWMabaQEqk5dnno58OXA/fotossensor.jpg)
Motoristas percebem retirada de fotossensores em vias no Ceará — Foto: TV Verdes Mares/Reprodução.
Por Redação g1 CE