
Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Mais de R$ 169,2 milhões já foram devolvidos pelo Governo do Brasil a aposentados e pensionistas do Ceará devido a descontos associativos não autorizados em benefícios do INSS. Com isso, 255.127 pessoas no estado já receberam os valores a que tinham direito. Veja abaixo como saber quem tem direito ao ressarcimento e como solicitá-lo.
O governo federal explicou que o pagamento é feito diretamente na conta do benefício, com correção pela inflação (IPCA), sem necessidade de ação judicial.
O prazo para aderir ao acordo segue aberto. O procedimento é gratuito, simples e não exige envio de documentos. O INSS pagará 5% de honorários advocatícios em ações individuais propostas antes de 23 de abril de 2025.
LEIA TAMBÉM:
Podem aderir ao acordo de ressarcimento:
A contestação dos descontos indevidos pode ser feita até 14 de fevereiro de 2026. Mesmo após essa data, a adesão ao acordo de ressarcimento continuará disponível para quem tiver direito.
O primeiro passo é contestar o desconto indevido, o que pode ser feito pelo aplicativo Meu INSS, pela Central 135 ou nas agências dos Correios até 14 de fevereiro de 2026.
Após a contestação, é preciso aguardar a resposta da entidade, que deve ocorrer em até 15 dias úteis.
Se não houver resposta, o sistema libera automaticamente a opção de adesão ao acordo.
Para quem recebeu resposta irregular, como assinaturas falsificadas ou gravações de áudio, o INSS também está liberando a adesão ao acordo.
A adesão pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS ou presencialmente nas agências dos Correios.
No aplicativo Meu INSS, é necessário acessar com CPF e senha, ir em “Consultar Pedidos” e clicar em “Cumprir Exigência”. Depois, basta ir até o último comentário, selecionar “Sim” em “Aceito receber” e enviar.
O INSS informou que não é possível aderir ao acordo pela Central 135.
Por fim, o INSS reforçou a importância de estar atento para não cair em golpes. O órgão não envia links, SMS ou mensagens com pedido de dados, não cobra taxas nem solicita intermediários. “Toda a comunicação é feita pelos canais oficiais: aplicativo Meu INSS, pelo site gov.br/inss, pela Central 135 e pelas agências dos Correios”, reforçou.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/0/7/HIzWIiQ0WAZVeHuYTBQA/whatsapp-image-2025-04-23-at-06.23.24.jpeg)
Operação da Polícia Federal em vários estados brasileiros contra fraudes no INSS. — Foto: Polícia Federal.
Por Redação g1 CE