Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou nesta sexta-feira (18) um dos trechos já finalizados da ferrovia Transnordestina no Ceará, na região de Missão Velha, interior do estado. Ele anunciou ainda um investimento de mais R$ 1,4 bilhão para a ferrovia.
No evento, ele também anunciou a liberação de novos recursos a partir dos Fundos de Investimento do Nordeste (Finor) e de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) para a obra da ferrovia, além de estrear o trecho de Missão Velha.
LEIA TAMBÉM:
Lula também assinou uma medida provisória que estabelece como condicionante para que os conselhos das Zonas de Processamento de Exportações (ZPEs) avaliem, para fins de análise da aprovação de projetos, a obrigação de que toda a energia elétrica que venha a ser utilizada por empresas instaladas em ZPE, sejam provenientes de fontes renováveis.
Há um projeto de construção de um data center em São Gonçalo do Amarante. O local é destinado para que grandes empresas de tecnologia possam fazer processamento de dados usando energia renovável.
“Nós liberamos hoje para que o Ceará consiga ser o primeiro estado a ter um data center de grande porte. Eu espero que sirva de estímulo para outros estados brasileiros fazerem a mesma coisa e quem sabe a gente consiga o desenvolvimento para melhorar o padrão de vida do nosso povo”, declarou o presidente.
Após o evento, o presidente Lula retornou ao aeroporto de Juazeiro do Norte e partiu para Brasília.
Lula visita trecho da Transnordestina em Missão Velha, no Ceará. — Foto: Kid Júnior/Sistema Verdes Mares
Presidente visitou um dos trechos já finalizados da ferrovia Transnordestina no Ceará. — Foto: TV Verdes Mares
A Transnordestina é um dos maiores projetos de infraestrutura do Nordeste. Atualmente, 280 km de obras estão em execução, criando mais de 4 mil empregos diretos e envolvendo mais de R$ 4 bilhões em contratos assinados.
A previsão é de que a Transnordestina comece a operar no final de 2025, com o início do comissionamento da linha ferroviária. Nessa fase inicial, os primeiros transportes de carga seguirão do Terminal Intermodal de Cargas do Piauí, atendendo principalmente a região centro-sul do Ceará e partes do interior de Pernambuco. A ferrovia vai transportar principalmente produtos agrícolas, como soja, farelo de soja, milho e calcário.
Por Redação g1 CE