
Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/x/M/Z0SXO5T1SQzaQg90AdeQ/cigarros-eletronicos-3.jpg)
Operação da Polícia Federal cumpre 13 mandados de busca e apreensão no Ceará em combate ao contrabando de cigarros eletrônicos. — Foto: Polícia Federal/ Divulgação
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (31), a “operação 2.2x”, com o objetivo de combater o contrabando de cigarros eletrônicos no Ceará. Ao todo, foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão, sendo 10 deles em Fortaleza e três em Juazeiro do Norte.
A investigação da PF identificou publicidade e negociações de cigarros eletrônicos em perfis de redes sociais, com entregas em domicílio, bem como o comércio dos produtos ilícitos em lojas de rua e mercados.
Conforme a polícia, a operação de hoje visa identificar os responsáveis pela publicidade, guarda e comercialização de cigarros eletrônicos no Estado, além de apreender os produtos. Os mandados foram expedidos pela 12ª Vara da Justiça Federal.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/k/x/MR6KmNT3eOzXINIPPYxQ/cigarros-eletronicos-2.jpg)
Investigação da PF identificou publicidade e negociações de cigarros eletrônicos em redes sociais e comercialização do produto ilícito em lojas de rua. — Foto: Polícia Federal/ Divulgação
Caso as condutas ilícitas sejam comprovadas os suspeitos pode ser autuados no crime de contrabando, que tem pena de até 4 anos de prisão. Além disso, os investigados ainda correm o risco de responderem a outros crimes mais graves a partir da análise do material apreendido.
A ação ocorreu no Dia Mundial de Combate ao Fumo, data instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.
O nome da operação remete ao incremento do risco que têm os usuários de cigarros eletrônicos – 2.2 vezes mais risco de câncer comparado a não fumantes, bem como riscos de contrair câncer em idade mais jovem que os fumantes de cigarros tradicionais.
o Ceará no g1